Inicialmente investigamos o motivo do Moto Clube se chamar Porco Vesgo, pois sem dúvida, é um nome incomum, sendo que o motivo de tal denominação é a “amizade que existe entre os integrantes do MC Porco Vesgo”.

O nome surgiu em uma confraternização onde a alegria, amizade e o desejo de andar de moto em conjunto estavam presentes, claro que existia outro fator, que era o leve estado de alegria provocada pela bebida de um churrasco de final de semana, onde todos saíram vesgo, rssss, muito bom.

Muitas vezes não tem que existir o significado da criação, mas sim tem que existir o motivo da criação e no caso do nome do MC Porco Vesgo o motivo é a irmandade.

A ideia de realizar a festa iniciou logo após a criação do MC Porco Vesgo, sendo que no primeiro evento, 2014, tiveram presentes 40 motos, e a cada ano teve um aumento exponencial de participação de motociclistas na festa.

O Moto Clube escolhe seus associados pela amizade e com a finalidade de andar de moto juntos, sem distinção de tipo de moto e cilindrada.

Esse ano foi a primeira vez que fomos ao evento. Na sexta feira conversamos com os integrantes do MC Porco Vesgo onde descobrimos que o sucesso da festa foi exponencial, cada ano o público comparecia em maior quantidade, nesse ano chegando a mais de 3.000 pessoas a ingressar no evento.

Importante mencionar que o público que frequenta a festa além dos motociclistas também as pessoas integrantes da comunidade se fazem presente.

Aqui é um importante ponto a destacar, a comunidade apoia integralmente a festa, pois a mesma ajuda com o fornecimento dos alimentos, inclusive dos porcos, sua preparação e ainda no dia ajudam efetivamente na realização. Mais de 80 pessoas da comunidade, de forma gratuita, ajudam em todos os momentos da festa, demonstrando assim o quanto os integrantes do MC Porco Vesgo são queridos pela comunidade e ainda o quanto a festa é importante para a mesma. Vejam a quantidade de patrocinadores da festa. Ressalta-se que também o MC Porco Vesgo com os valores arrecadados na festa retorna em benefícios para a comunidade, como por exemplo a reforma de uma sala de aula de uma escola da comunidade, doações de ar condicionados para diversas entidades locais.

O local do evento é maravilhoso, reúne todas as condições de abrigar o evento, principalmente as dependências de higiene.

Muitos perguntam como a festa chegou a tal sucesso, vejo que a resposta é simples, bem simples. A festa é preparada pelos integrantes do MC Porco Vesgo como se fossem eles e seus familiares os convidados, então tudo na festa tem um aspecto especial, destacando-se a qualidade.

A comida servida, porco pizza, é de extrema qualidade, onde não se economiza nada, todos os ingredientes utilizados, além da carne de porco, os demais, tais como queijo, salada, risoto, são de extrema qualidade e ainda em abundancia, é comer, e como se come, vixe.

Além do maravilhoso porco pizza, que é carro chefe do almoço, temos que fazer o destaque para a linguicinha com queijo servida, que delicia, feita na própria comunidade. Aqui dou a ideia no próximo ano ter ela a venda, gostaria muito de ter trazido uns dois quilos da mesma, excelente.

O evento começa às 11 horas, sendo que pouco antes desse horário não se tem noção do que vai acontecer, em poucos minutos, de forma repentina, os motociclistas chegam e invadem o evento, impressionante.

É um evento sem zoeira, onde as poucas de acontecem, aceleração, logo quando começa o pessoal solicita o fim e são atendidos, pois sempre digo, o que se deve saber fazer é respeitar as regras do evento.

Os números do evento são impressionantes, foram 325 kg de linguiça com queijo; 520 kg de carne de porco a pizza; recheio 150 kg, risoto 300, uma peça de torresmo de 60 kg, roscas 140, pães 3.000, sendo que deram entrada no evento 2.090 motos e mais de 3.300 participantes.

Outra coisa que impressiona é os motociclistas do MC Porco Vesgo, no evento ainda terem condições de estar à disposição de todos, atendendo a todos.

Deve ser destacado que o MC Porco Vesgo além de apoio total da comunidade, contam eles com apoio do Poder Público Municipal da cidade de Braço do Norte, na pessoa do seu Prefeito ROBERTO KUERTEN MARCELINO, que chegou ao evento em grande estilo pilotando uma moto, parabéns prefeito, pois o munícipio tem muito a ganhar com o turismo de ocasião, uma oportunidade de lotar os hotéis e além de movimentar todos os pontos comerciais da cidade, só tendo que aprimorar a exploração desse turismo, mas parabéns.

Tenho que abrir um destaque para as esposas dos integrantes do MC Porco Vesgo, todas apoiam e ajudam efetivamente na realização do evento e se percebe esse entrosamento pelas atitudes delas, e ainda conseguem se destacar por sua alegria, parabéns meninas.

Um ponto que talvez deva ser repensado pelos integrantes do MC Porco Vesgo, visando melhorar ainda mais o evento, e a questão da limpeza do ambienta após o término da refeição. Deveriam ser colocados, talvez, barris(latões) plásticos, indicando o conteúdo do lixo a ser colocado dentro, e até recipiente de louças sujas, tipo: Latão para plástico; latão para latinha de cerveja; latão para o prato de papelão; latão para recolher resto de comidas; recolher de talheres, assim os motociclistas após o almoço já limpariam o ambiente após estarem satisfeitos.

Aqui sou obrigado a destacar que falta um pouco de orientação das associações motociclisticas para seus associados, o desperdício tira um pouco o brilho da festa, se você não vai comer um prato de linguicinha não pegue um prato, pegue menos, acho que isso é uma consciência que tem que ser trabalhada, pois a ninguém é dado o direito de desperdiçar, jogar fora, comida.

Agora, quem merece os parabéns é a integrante do MC Chacais do Asfalto de Três Coroas (RS), que sem ninguém pedir, juntamente com sua filha, acredito eu, passaram a efetivar a limpeza das mesas do local do almoço após a sua realização. Ainda o Sr. Miguel, também deu exemplo, realizando a limpeza da messa onde estava, não conseguimos identificar a associação motociclistica dele, mas se cada um, se cada MC, MG, ou qualquer pessoa assim procedesse sem dúvida traria um engrandecimento ainda maior ao evento.

Evento top, evento super show, parabéns ao Vanderlei(Nego) e Fabiana; Rafael e Paula; Jardel e Janete; Alexandre e Sirlei; Deivit e Larissa; Émerson e Regiane; Sidnei; Dilnei e Mayara; Rubens e Ana Júlia; Castilho e Paula; Elio e Elizabete; Ladir Junior e Karoline; Daniel e Flaviana.

Finalizando, durante o bate papo que tive com os queridos integrantes do MC Porco Vesgo um fato chamou muito atenção, quando eu perguntei qual o segredo do sucesso da festa e me foi respondido e confirmado por todos, assim se posicionaram: “A cada ano, a cada festa, nos preocupamos em conversar entre nós e também com quem veio ao evento, buscando saber o que fizemos de errado, o que não foi legal, o que deixou a desejar, aí sabendo disso, buscávamos melhorar os pontos apontados no próximo evento.”

Muita consciência, sempre digo que um evento não é um sucesso por que 1000 pessoas foram ao evento, pois de 980 pessoas que foram ao evento saíram falando mal do mesmo, certamente o evento não foi um sucesso.

Ulisses José Ferreira Neto

MotociclismoSC

 

       

One comment

Leave a comment