Curso de Desenvolvimento de Técnicas de Condução de Moto em Comboio

O Curso de Técnicas de Condução de Moto em Comboio visa levar técnicas de deslocamento de várias motos juntas, ou seja, em comboio. O curso é gratuito (dependendo da localidade) e tem duração de 3 a 4 horas, sendo necessário um local onde se possa fazer a projeção de imagem.             Com o curso o Moto Clube adquire características de andar de moto em comboio.

Em nossos deslocamentos e andando com comboio formados notamos que os motociclistas são grandes peritos em andar de moto, sozinho, porém, quando são colocados a andar em comboio a dificuldade aumenta, pois o que é certo para um não é certo para o outro, ainda, todos querem que o outro ande do seu jeito e modo, o que é impossível, pois cada um tem a formação diferente em andar de moto.

Então as técnicas apontadas no curso visam justamente isso, dar a todos uma mesma linda de condução em moto comboio, pois já vimos muitos grandes motociclistas serem verdadeiros iniciantes quando colocados a andar em comboio.

Basta abrir a internet e verificar a grande quantidade de filmes de moto em comboio e na grande maioria, 99%, transmite justamente isso, a falta de conhecimento para andar em comboio.

Ainda, a maioria das Associações Motociclísticas (MC, MG, etc) não se preocupam em levar conhecimento a seus integrantes, o que é preocupante, pois quando o acidente acontece só se lamenta pelo que aconteceu e não se lamenta por qual motivo aconteceu.

CURSO CONDUÇÃO DE MOTO EM COMBOIO

www.motociclismosc.com.br

Ulisses José Ferreira Neto

 

TEMAS GERAIS

– Objetivo de andar de moto – Jacaré

– Comboio conceito

– Palavra e sua importância

–  Liberdade do motociclismo

– Por que andar em bonde

– Comboio Social – função

– Pitoco

– Briefing

– Tipos de Comboio

– Motociclismo Social

– Dúvida do que ele vai fazer O que ele vai fazer? O que eu faço? Nada deixe o seu companheiro decidir

PROJETOS DO PASSEIO

– Projeto do passeio

– Projeto financeiro do passeio

ELEMENTOS DO PASSEIO

– Líder

– Líder Auxiliar

– Anjo

– Ferrolho jornalista

– Ferrolho Bombeiro

GARUPA

– Subir na moto – Sinais

– Sinais de parada

– Estacionamento – auxílio

– Vestimenta

– Machismo – cuidado

– Palavra negativa

TIPOS DE DESLOCAMENTO

– Fila Indiana

– Fila Alternada

 

INÍCIO DO DESLOCAMENTO DO COMBOIO

– Início do deslocamento do Bonde

– Tempo e espaço

– Racha no comboio

– Visão do Motociclista na frente e retrovisor atrás

– Mexendo a cobra

ULTRAPASSAGEM

– Ultrapassagem – Forma de entrar na frente do veículo ultrapassado (acelerando  canto direito pista).

– Ultrapassagem – ultrapassando rápido, muito rápido

– Ultrapassagem – sendo ultrapassado

– Ultrapassagem – um motociclista por vez

– Ultrapassagem – Nunca ultrapasse achando que existe espaço para encaixar a moto na frente após a ultrapassagem – deslocamento para o canto direito

– Ultrapassagem – regra dos três espelhos

– Aguardar a sua vez de ultrapassar outro veículo

– Pista Dupla – Quando o Líder chegar em um veículo para ultrapassar, não é prudente o bonde se deslocar todo para a esquerda

– Quando o comboio se desloca todo para a esquerda para ultrapassar outro veículo corre o risco de invasão do bonde pela direita sem negociação

– Os dois FERROLHOS fecham as vias. Quando tiver carro de apoio o carro de apoio fica na direita e ultrapassa antes dos FERROLHOS

 

ARRUMANDO O COMBOIO

– Saindo do Bonde por dificuldade

– Voltar ao Bonde pedido permissão ao ponteiro

– Reestruturarem das filhas do comboio após a saída de um motociclista

– Veículo no meio do bonde como deixar passar

– Mudança de Rodovia Pode o Líder designar um motociclista para ser o SINALIZADOR, Líder Auxiliar, motociclista que ficará responsável em avisar os motociclistas do comboio a alteração da rodovia. A parada dever ser em local seguro e visível,

O SINALIZADOR deve se antecipar ao comboio quando da alteração da rota

– Parada do Comboio

– Deve-se diminuir a velocidade do Comboio; Todos os motociclistas devem sinalizar que vão adentrar; Não diminuir a velocidade bruscamente (usar freio e não acelerador)

ABASTECIMENTO

– Quando um bonde parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganhamos espaço e tempo, pois conseguiremos abastecer de três a quatro motos sem manobras

PEDÁGIO

– Aproximação

– Nunca ficar ao lado de outro veículo em face da probabilidade de alteração de pista

– Quem paga

– Arrecadação (trocado – perda do valor a mais)

– Qual fila formar

– Óleo

– Reagrupamento pedágio

CARRO DE APOIO

– Segue sempre atrás dos FERROLHOS, de luz acessa

– Se mantém na direita na ultrapassagem em pista dupla

– Ultrapassa o FERROLHO Bombeiro quando chegar a sua hora de ultrapassar

– Carro de Apoio não faz parte do Bonde(as motos é que tem que se cuidar).(Controvérsia)

 

BONDE DE PARADA

– Definir os locais de paradas

– Tempo de preparo da saída

– Tempo da parada

– Sinal sonoro

– Bonde em ordem de largada por velocidade

– Próxima parada

– Bonde Na Cidade

– Baixa Velocidade

– Manter-se de forma agrupada(Bonde bonito, forte)

– Sinaleira – Rachando o comboio, buzinada

– Técnica para “sacar” veículo do meio do bonde na cidade

– Ferrolho – direito a estacionar ao lado do líder

– Moto Clubismo – Aspectos Gerais

– Representantes do Motociclismo

– O que é ser motociclista?

EXERCÍCIOS

1º Exercício: Formação do Bonde para Saída:   

– Verificar se o líder e o bombeiro foram os últimos a ser arrumar;

– Verificar se houve sinal sonoro;

– Verificar se o Líder Auxiliar fez a formação correta e foi seguido pelos demais membros do comboio até o ferrolho;

– Verificar se o Líder fez o início do comboio certo e se as demais motos seguiram o líder de forma certa;

– Ver se o comboio se formou de forma certa na BR;

 

2º Exercício: Saindo de o Comboio arrumar luva:          

– Fazer um dos motociclistas parar para arrumar a luva;

 

3º Exercício: Saindo do Comboio por urgência:              

– Verificar a forma certa de sair e se o anjo parou e o ferrolho bombeiro;

 

4º Exercício:  Arrumando o comboio com a saída de um motociclista; 

                5º Exercício: Retornando ao Comboio;

                6º Exercício: Veículo no meio do comboio, treinar deixar o veículo passar;     

                7º Exercício: Ultrapassagem de veículo em pista simples;        

                8º Exercício: Abastecimento : Verificar se o abastecimento foi em forma de 45º;        

                9º Exercício: Pedágio: Pagamento (ida) e reagrupamento no pedágio;              

                10º Exercício: Pedágio: Pagamento (ida) e reagrupamento na rodovia;             

                11º Exercício: Sinal de Socorro – ver se o MC para correto;       

                12º Exercício: Carro de Apoio Deslocamento com o grupo;       

                13º Exercício: Parada:  

                               – Ver se foi respeitado o estacionamento dos ferrolhos;

                               – Ver se foi feito o sinal sonoro de término de tempo;

                               – Verificar se foi respeitado o tempo de parada;

                14º Exercício: Despedida: ver bateram foto da despedida        

 

Leave a comment