Olá! Sou o Ulisses,
Motociclista há mais de 20 anos e membro do Moto Clube Bodes do Asfalto.
Há algum tempo aproveito um pouco das horas que me sobram da minha corrida vida profissional para levar aos outros conhecimentos e experiências vividas no nosso dia-a-dia no motociclismo e nesses longos anos de estrada e de convivência junto a muitos motoclubistas.
Desenvolvi este site, MotociclismoSC, com o objetivo de divulgar assuntos relacionados ao motociclismo e ao motoclubismo em Santa Catarina e no Brasil.
É importante dizer que motociclismo e motoclubismo são dimensões diferentes de uma mesma atividade. Em artigo publicado no site do Teneré Moto Clube Brasil essa distinção é bem abordada.
Quando falamos de MOTOCICLISMO estamos nos referimos aos assuntos de motocicletas e motociclistas, de modo geral.
De fato, há muitos motociclistas que preferem desenvolver suas atividades de forma solitária e isso é muito respeitável. Certamente suas viagens, seus projetos pessoais e suas experiências tem muita importância, também.
Já o MOTOCLUBISMO trata das atividades e relacionamentos decorrentes das associações de motociclistas, os moto clubes ou moto grupos e outras.
As Associações Motociclisticas (Moto clubes e Moto grupos) são integrados por motociclistas com algumas afinidades (tipo de motocicleta, interesses por viagens ou competições, etc) e com regras de convivência estabelecidas. Quase sempre materializam suas afinidades em um símbolo emblemático chamado de BRASÃO. Esse brasão normalmente estará em um colete, usado por todos os membros que assim estarão identificados. Por isso costuma-se dizer que os motoclubistas ou “coletados”.
Independentemente de se andar sozinho ou em grupo, desenvolver a atividade de motociclismo como lazer exige algumas condições:
-
Gostar de andar de moto;
-
Ter tempo; e
-
Ter uma certa disponibilidade de dinheiro.