Curso de Desenvolvimento de Técnicas de Condução de Moto em Comboio
O Curso de Técnicas de Condução de Moto em Comboio visa levar técnicas de deslocamento de várias motos juntas, ou seja, em comboio. O curso é gratuito (dependendo da localidade) e tem duração de 3 a 4 horas, sendo necessário um local onde se possa fazer a projeção de imagem. Com o curso o Moto Clube adquire características de andar de moto em comboio.
Em nossos deslocamentos e andando com comboio formados notamos que os motociclistas são grandes peritos em andar de moto, sozinho, porém, quando são colocados a andar em comboio a dificuldade aumenta, pois o que é certo para um não é certo para o outro, ainda, todos querem que o outro ande do seu jeito e modo, o que é impossível, pois cada um tem a formação diferente em andar de moto.
Então as técnicas apontadas no curso visam justamente isso, dar a todos uma mesma linda de condução em moto comboio, pois já vimos muitos grandes motociclistas serem verdadeiros iniciantes quando colocados a andar em comboio.
Basta abrir a internet e verificar a grande quantidade de filmes de moto em comboio e na grande maioria, 99%, transmite justamente isso, a falta de conhecimento para andar em comboio.
Ainda, a maioria das Associações Motociclísticas (MC, MG, etc) não se preocupam em levar conhecimento a seus integrantes, o que é preocupante, pois quando o acidente acontece só se lamenta pelo que aconteceu e não se lamenta por qual motivo aconteceu.
CURSO CONDUÇÃO DE MOTO EM COMBOIO
Ulisses José Ferreira Neto
TEMAS GERAIS
– Objetivo de andar de moto – Jacaré
– Comboio conceito
– Palavra e sua importância
– Liberdade do motociclismo
– Por que andar em bonde
– Comboio Social – função
– Pitoco
– Briefing
– Tipos de Comboio
– Motociclismo Social
– Dúvida do que ele vai fazer O que ele vai fazer? O que eu faço? Nada deixe o seu companheiro decidir
PROJETOS DO PASSEIO
– Projeto do passeio
– Projeto financeiro do passeio
ELEMENTOS DO PASSEIO
– Líder
– Líder Auxiliar
– Anjo
– Ferrolho jornalista
– Ferrolho Bombeiro
GARUPA
– Subir na moto – Sinais
– Sinais de parada
– Estacionamento – auxílio
– Vestimenta
– Machismo – cuidado
– Palavra negativa
TIPOS DE DESLOCAMENTO
– Fila Indiana
– Fila Alternada
INÍCIO DO DESLOCAMENTO DO COMBOIO
– Início do deslocamento do Bonde
– Tempo e espaço
– Racha no comboio
– Visão do Motociclista na frente e retrovisor atrás
– Mexendo a cobra
ULTRAPASSAGEM
– Ultrapassagem – Forma de entrar na frente do veículo ultrapassado (acelerando canto direito pista).
– Ultrapassagem – ultrapassando rápido, muito rápido
– Ultrapassagem – sendo ultrapassado
– Ultrapassagem – um motociclista por vez
– Ultrapassagem – Nunca ultrapasse achando que existe espaço para encaixar a moto na frente após a ultrapassagem – deslocamento para o canto direito
– Ultrapassagem – regra dos três espelhos
– Aguardar a sua vez de ultrapassar outro veículo
– Pista Dupla – Quando o Líder chegar em um veículo para ultrapassar, não é prudente o bonde se deslocar todo para a esquerda
– Quando o comboio se desloca todo para a esquerda para ultrapassar outro veículo corre o risco de invasão do bonde pela direita sem negociação
– Os dois FERROLHOS fecham as vias. Quando tiver carro de apoio o carro de apoio fica na direita e ultrapassa antes dos FERROLHOS
ARRUMANDO O COMBOIO
– Saindo do Bonde por dificuldade
– Voltar ao Bonde pedido permissão ao ponteiro
– Reestruturarem das filhas do comboio após a saída de um motociclista
– Veículo no meio do bonde como deixar passar
– Mudança de Rodovia Pode o Líder designar um motociclista para ser o SINALIZADOR, Líder Auxiliar, motociclista que ficará responsável em avisar os motociclistas do comboio a alteração da rodovia. A parada dever ser em local seguro e visível,
O SINALIZADOR deve se antecipar ao comboio quando da alteração da rota
– Parada do Comboio
– Deve-se diminuir a velocidade do Comboio; Todos os motociclistas devem sinalizar que vão adentrar; Não diminuir a velocidade bruscamente (usar freio e não acelerador)
ABASTECIMENTO
– Quando um bonde parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganhamos espaço e tempo, pois conseguiremos abastecer de três a quatro motos sem manobras
PEDÁGIO
– Aproximação
– Nunca ficar ao lado de outro veículo em face da probabilidade de alteração de pista
– Quem paga
– Arrecadação (trocado – perda do valor a mais)
– Qual fila formar
– Óleo
– Reagrupamento pedágio
CARRO DE APOIO
– Segue sempre atrás dos FERROLHOS, de luz acessa
– Se mantém na direita na ultrapassagem em pista dupla
– Ultrapassa o FERROLHO Bombeiro quando chegar a sua hora de ultrapassar
– Carro de Apoio não faz parte do Bonde(as motos é que tem que se cuidar).(Controvérsia)
BONDE DE PARADA
– Definir os locais de paradas
– Tempo de preparo da saída
– Tempo da parada
– Sinal sonoro
– Bonde em ordem de largada por velocidade
– Próxima parada
– Bonde Na Cidade
– Baixa Velocidade
– Manter-se de forma agrupada(Bonde bonito, forte)
– Sinaleira – Rachando o comboio, buzinada
– Técnica para “sacar” veículo do meio do bonde na cidade
– Ferrolho – direito a estacionar ao lado do líder
– Moto Clubismo – Aspectos Gerais
– Representantes do Motociclismo
– O que é ser motociclista?
EXERCÍCIOS
1º Exercício: Formação do Bonde para Saída:
– Verificar se o líder e o bombeiro foram os últimos a ser arrumar;
– Verificar se houve sinal sonoro;
– Verificar se o Líder Auxiliar fez a formação correta e foi seguido pelos demais membros do comboio até o ferrolho;
– Verificar se o Líder fez o início do comboio certo e se as demais motos seguiram o líder de forma certa;
– Ver se o comboio se formou de forma certa na BR;
2º Exercício: Saindo de o Comboio arrumar luva:
– Fazer um dos motociclistas parar para arrumar a luva;
3º Exercício: Saindo do Comboio por urgência:
– Verificar a forma certa de sair e se o anjo parou e o ferrolho bombeiro;
4º Exercício: Arrumando o comboio com a saída de um motociclista;
5º Exercício: Retornando ao Comboio;
6º Exercício: Veículo no meio do comboio, treinar deixar o veículo passar;
7º Exercício: Ultrapassagem de veículo em pista simples;
8º Exercício: Abastecimento : Verificar se o abastecimento foi em forma de 45º;
9º Exercício: Pedágio: Pagamento (ida) e reagrupamento no pedágio;
10º Exercício: Pedágio: Pagamento (ida) e reagrupamento na rodovia;
11º Exercício: Sinal de Socorro – ver se o MC para correto;
12º Exercício: Carro de Apoio Deslocamento com o grupo;
13º Exercício: Parada:
– Ver se foi respeitado o estacionamento dos ferrolhos;
– Ver se foi feito o sinal sonoro de término de tempo;
– Verificar se foi respeitado o tempo de parada;
14º Exercício: Despedida: ver bateram foto da despedida