Curso de Desenvolvimento de Técnicas de Condução de Moto em Comboio
O Curso de Técnicas de Condução de Moto em Comboio visa levar técnicas de deslocamento de várias motos juntas, ou seja, em comboio. O curso é gratuito (dependendo da localidade) e tem duração de 3 a 4 horas, sendo necessário um local onde se possa fazer a projeção de imagem. Com o curso o Moto Clube adquire características de andar de moto em comboio.
Em nossos deslocamentos e andando com comboio formados notamos que os motociclistas são grandes peritos em andar de moto, sozinho, porém, quando são colocados a andar em comboio a dificuldade aumenta, pois o que é certo para um não é certo para o outro, ainda, todos querem que o outro ande do seu jeito e modo, o que é impossível, pois cada um tem a formação diferente em andar de moto.
Então as técnicas apontadas no curso visam justamente isso, dar a todos uma mesma linda de condução em moto comboio, pois já vimos muitos grandes motociclistas serem verdadeiros iniciantes quando colocados a andar em comboio.
Basta abrir a internet e verificar a grande quantidade de filmes de moto em comboio e na grande maioria, 99%, transmite justamente isso, a falta de conhecimento para andar em comboio.
Ainda, a maioria das Associações Motociclísticas (MC, MG, etc) não se preocupam em levar conhecimento a seus integrantes, o que é preocupante, pois quando o acidente acontece só se lamenta pelo que aconteceu e não se lamenta por qual motivo aconteceu.
CURSO CONDUÇÃO DE MOTO EM COMBOIO
Ulisses José Ferreira Neto
- PONTOS GERAIS DAS DIRETRIZES DO COMBOIO DE MOTO:
– Objetivo de uma viagem de Moto;
– A importância da Palavra e do SIM e do Não dentro do Comboio;
– O que é Liberdade no COMBOIO;
– Os 06 Cargos (Funções) do Comboio;
– Saída do Bonde do Posto e outras paradas;
– Liberdade x Regras;
– Planejamento da viagem em Comboio;
– Os dois problemas mais sérios dentro o Comboio;
– Briefing;
– Meios de Comunicação no Comboio;
– Hierarquia dentro do Comboio;
– Posição das motos no comboio, mexendo a cobra;
– Forma de deslocamento do Comboio na pista;
– Motivos para serem fixadas as formas de deslocamento do Comboio na Pista;
– Os 04 tipos de comboio que todo motociclista deve saber participar e conhecer as regras;
COMBOIO TRADICIONAL:
– Concentração e saída do Comboio e posição dos participantes;
– Exercício de início de deslocamento do Comboio;
– Formação do Motociclista dentro do Comboio nas curvas;
– Distância entre motos no Comboio;
– Pitoco no Motociclismo;
– Moto e bebida;
– Anjos no Comboio;
– Velocidade do Comboio e do Motociclista no deslocamento;
– Estado de BOA (Determinante entre a vida e morte)
– Procedimento da saída da formação, bonde, por dificuldade pessoal;
– Forma de se reintegrar ao Bonde após saída por dificuldade pessoal;
– Sinal de ultrapassagem para motociclista e veículos;
– Arrumando a fila quando o motociclista deixa o Comboio;
– Procedimento do Comboio quando de emergência;
– Viagens e os Irmãos gêmeos;
-Nervosinho na pista, o que fazer com ele;
– Esticada dentro do Comboio;
– Ultrapassagens, formas, lado, finalização, em pista dupla, simples, velocidade, espaço para outra moto, tipos, reagrupamento, comando das ultrapassagens, regra das luzes, marcha, sinais;
– Parada do Comboio e dos motociclistas, forma de sinalização;
– Abastecimento do Comboio;
– Bagagem;
– Indefinição de ação do Motociclista;
– Fazer ver e ser visto;
– Pedágio, quem paga, reagrupamento após o pedágio, ingresso e parada na fila, velocidade de entrada na praça de pedágio, escolha da pista, travamento do tráfego que vem atrás, regras de 4 e 5 carros, posição da roda dianteira, fila a ser formada, óleo, formação no pagamento do pedágio;
– Veículos parados no acostamento, precaução e atitude;
– Via de circulação com os veículos parados, o que fazer;
– Tipos de pedidos de socorros;
– Carro de apoio, posição, luzes, ultrapassagem em pista simples e dupla,
– Ingresso de motociclista que não faz parte e misturando o Comboio;
– Sinalizador de mudança de rodovia
BONDE DE PARADA
– Como é formado;
– Quem anda obrigatoriamente junto;
– Locais das paradas;
– Tempo de preparo da saída da parada;
– Tempo da parada;
– Sinal sonoro do tempo de refeição da parada;
– Reagrupamento onde ocorre;
COMBOIO INVERSO:
– Quando é formado;
– Quem comanda o deslocamento;
COMBOIO DE ROTA:
– Quem forma;
– Quem comanda o deslocamento;
ASPECTOS GERAIS DOS COMBOIOS:
– Sofredores do passeio quem são;
– Sinais dos Motociclistas, usar ou não, sinal do garupa;
– Bonde na cidade, compactado, técnica de sacar um veículo do meio do comboio, velocidade, forma, sinaleira
– Pista dupla, entradas ou mudança de vias, cuidado redobrado;
– Rotas de fugas;
– Estacionamento no Comboio;
– Jacaré no Comboio;
– Zona de Conforto, novas parceiros de estrada;
– Moto Clubismo – Aspectos Gerais;
– Julgamento das atitudes dos Motociclistas no Comboio;
– Irmão de sangue é Irmão de estrada;
– Coletivo x individual;
– Chegada do Comboio;
– Manual de deslocamento e conduta da Associação Motociclística;
– Como pensar em relação ao Bonde;
– Tamanho do Comboio;
– Conceito entre Motoqueiro e Motociclista;
– O que é Motociclismo e Motociclista;
– Bebida, comida x instrução.