banner sobre

Curso de Desenvolvimento de Técnicas de Condução de Moto em Comboio

Curso de Desenvolvimento de Técnicas de Condução de Moto em Comboio

O Curso de Técnicas de Condução de Moto em Comboio visa levar técnicas de deslocamento de várias motos juntas, ou seja, em comboio. O curso é gratuito (dependendo da localidade) e tem duração de 3 a 4 horas, sendo necessário um local onde se possa fazer a projeção de imagem.             Com o curso o Moto Clube adquire características de andar de moto em comboio.

Em nossos deslocamentos e andando com comboio formados notamos que os motociclistas são grandes peritos em andar de moto, sozinho, porém, quando são colocados a andar em comboio a dificuldade aumenta, pois o que é certo para um não é certo para o outro, ainda, todos querem que o outro ande do seu jeito e modo, o que é impossível, pois cada um tem a formação diferente em andar de moto.

Então as técnicas apontadas no curso visam justamente isso, dar a todos uma mesma linda de condução em moto comboio, pois já vimos muitos grandes motociclistas serem verdadeiros iniciantes quando colocados a andar em comboio.

Basta abrir a internet e verificar a grande quantidade de filmes de moto em comboio e na grande maioria, 99%, transmite justamente isso, a falta de conhecimento para andar em comboio.

Ainda, a maioria das Associações Motociclísticas (MC, MG, etc) não se preocupam em levar conhecimento a seus integrantes, o que é preocupante, pois quando o acidente acontece só se lamenta pelo que aconteceu e não se lamenta por qual motivo aconteceu.

CURSO CONDUÇÃO DE MOTO EM COMBOIO

www.motociclismosc.com.br

Ulisses José Ferreira Neto

 

  • PONTOS GERAIS DAS DIRETRIZES DO COMBOIO DE MOTO:

    – Objetivo de uma viagem de Moto;

    – A importância da Palavra e do SIM e do Não dentro do Comboio;

    – O que é Liberdade no COMBOIO;

    – Os 06 Cargos (Funções) do Comboio;

    – Saída do Bonde do Posto e outras paradas;

    – Liberdade x Regras;

    – Planejamento da viagem em Comboio;

    – Os dois problemas mais sérios dentro o Comboio;

    – Briefing;

    – Meios de Comunicação no Comboio;

    – Hierarquia dentro do Comboio;

    – Posição das motos no comboio, mexendo a cobra;

    – Forma de deslocamento do Comboio na pista;

    – Motivos para serem fixadas as formas de deslocamento do Comboio na Pista;

    – Os 04 tipos de comboio que todo motociclista deve saber participar e conhecer as regras;

    COMBOIO TRADICIONAL:

    – Concentração e saída do Comboio e posição dos participantes;

    – Exercício de início de deslocamento do Comboio;

    – Formação do Motociclista dentro do Comboio nas curvas;

    – Distância entre motos no Comboio;

    – Pitoco no Motociclismo;

    – Moto e bebida;

    – Anjos no Comboio;

    – Velocidade do Comboio e do Motociclista no deslocamento;

    – Estado de BOA (Determinante entre a vida e morte)

    – Procedimento da saída da formação, bonde, por dificuldade pessoal;

    – Forma de se reintegrar ao Bonde após saída por dificuldade pessoal;

    – Sinal de ultrapassagem para motociclista e veículos;

    – Arrumando a fila quando o motociclista deixa o Comboio;

    – Procedimento do Comboio quando de emergência;

    – Viagens e os Irmãos gêmeos;

    -Nervosinho na pista, o que fazer com ele;

    – Esticada dentro do Comboio;

    – Ultrapassagens, formas, lado, finalização, em pista dupla, simples, velocidade, espaço para outra moto, tipos, reagrupamento, comando das ultrapassagens, regra das luzes, marcha, sinais;

    – Parada do Comboio e dos motociclistas, forma de sinalização;

    – Abastecimento do Comboio;

    – Bagagem;

    – Indefinição de ação do Motociclista;

    – Fazer ver e ser visto;

    – Pedágio, quem paga, reagrupamento após o pedágio, ingresso e parada na fila, velocidade de entrada na praça de pedágio, escolha da pista, travamento do tráfego que vem atrás, regras de 4 e 5 carros, posição da roda dianteira, fila a ser formada, óleo, formação no pagamento do pedágio;

    – Veículos parados no acostamento, precaução e atitude;

    – Via de circulação com os veículos parados, o que fazer;

    – Tipos de pedidos de socorros;

    – Carro de apoio, posição, luzes, ultrapassagem em pista simples e dupla,

    – Ingresso de motociclista que não faz parte e misturando o Comboio;

    – Sinalizador de mudança de rodovia

    BONDE DE PARADA

    – Como é formado;

    – Quem anda obrigatoriamente junto;

    – Locais das paradas;

    – Tempo de preparo da saída da parada;

    – Tempo da parada;

    – Sinal sonoro do tempo de refeição da parada;

    – Reagrupamento onde ocorre;

    COMBOIO INVERSO:

    – Quando é formado;

    – Quem comanda o deslocamento;

    COMBOIO DE ROTA:

    – Quem forma;

    – Quem comanda o deslocamento;

    ASPECTOS GERAIS DOS COMBOIOS:

    – Sofredores do passeio quem são;

    – Sinais dos Motociclistas, usar ou não, sinal do garupa;

    – Bonde na cidade, compactado, técnica de sacar um veículo do meio do comboio, velocidade, forma, sinaleira

    – Pista dupla, entradas ou mudança de vias, cuidado redobrado;

    – Rotas de fugas;

    – Estacionamento no Comboio;

    – Jacaré no Comboio;

    – Zona de Conforto, novas parceiros de estrada;

    – Moto Clubismo – Aspectos Gerais;

    – Julgamento das atitudes dos Motociclistas no Comboio;

    – Irmão de sangue é Irmão de estrada;

    – Coletivo x individual;

    – Chegada do Comboio;

    – Manual de deslocamento e conduta da Associação Motociclística;

    – Como pensar em relação ao Bonde;

    – Tamanho do Comboio;

    – Conceito entre Motoqueiro e Motociclista;

    – O que é Motociclismo e Motociclista;

    – Bebida, comida x instrução.

Novidades

MotociclismoSC