Pedágio x Motociclismo – Pagamento?

Pedágio x Motociclismo

Existem várias campanhas a nível nacional defendendo que as motos e inclusive os triciclos não devem pagar pedágio.

Temos que “pedágio é um direito de passagem pago mediante taxa ou tarifa (preço público) a autarquia ou concessionária delegada, respectivamente, para ressarcir custos de construção e manutenção de uma via de transporte.”

Os defensores da isenção acima mencionada expõem que referidos veículos não causam nenhum dano a pista em seus deslocamentos diante de suas características.

Sabe-se que nada é de graça, que tudo para subsistir tem que haver uma contraprestação.

Não entrando na questão que já se paga todo tipo de imposto em nosso País, pois, todos pagam, temos que analisar se essa reivindicação tem fundamentos.

Primeiro temos que analisar aonde são empregados os recursos pagos no pedágio. Sem dúvida as concessionárias desse serviço utilizam os recursos arrecadados na manutenção das pistas, que envolve todo o conjunto de gasto realizados tais como: Compra de maquinários, material de construção e reforma, sinalizadores de seguranças e dezenas de outros itens, ainda no lucro de sua atividade, salários de seus empregados, sendo que todos esses custos são levados em conta pelo poder público para fixar o valor a ser pago.

Diante desses custos destaco os custos das várias equipes médicas que ficam 24 horas de prontidão para atender as pessoas quem se envolvem em acidente na rodovia, e estamos falando de todo o aparato para tal atividade, tal como profissionais especializados (médicos, enfermeiros, motoristas), veículos especiais (ambulância, guinchos), sem dúvida um custo super elevado.

Outro ponto relevante é a questão da isenção do valor do pedágio para o motociclista frente aos demais veículos, ou seja: É certo o motociclista não pagar pedágio e os outros motoristas paragem por ele?

Ainda diante de um acidente teremos o direito de exigir atendimento?

Se sofremos um acidente em decorrência de uma má prestação de serviço da concessionária do pedágio, tipo cairmos em um buraco no asfalto, teríamos direito e seria moral, ético, buscar uma indenização junto a referida concessionária?

Todos somos iguais frente as leis, como ressalva das diferenças, porém esse pedido de isenção frente a sociedade, é algo justo, é algo moral? Certo é que se houver isenção aos motociclistas alguém pagará o custo dessa isenção e por certo será os demais motoristas(veículos).

Então vejo que o assunto merece uma reflexão por parte dos motociclistas, não a reflexão de defesa da sua causa, mas uma reflexão se o pedido é justo e respeitoso frente as demais categorias que utilizam as rodovias, será que estamos certo em nosso pedido, será que estamos certos em fazer nossas campanhas de isenção?

MotociclismoSC

Ulisses José Ferreira Neto

Novidades

MotociclismoSC